I SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (I SEETI) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ/RN (SMEJ/RN)
Educar em Tempo Integral: O Trabalho Compartilhado de Professores e Monitores

Educar em Tempo Integral: o Trabalho Compartilhado de Professores e Monitores
2. Objetivo
Formação continuada para trabalhadores da Educação sobre o funcionamento da Escola em Tempo Integral no Município de Jaçanã/RN. Atividade com 40h de duração.
3. Período de realização / Local
De 22 a 26 de setembro de 2025.
Secretaria Municipal de Educação de Jaçanã
4. Carga-horária: 40h
5. Participantes
Equipe técnica da SME/Jaçanã. 07 Professores da rede municipal. 07 monitores de atividade pedagógica. Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral.
6.Cronograma / Programação
22/09 |
23/09 |
24/09 |
25/09 |
26/09 |
|
Manhã 9h - 11:30h |
Abertura
Profa. Drda. Liliane Câmara Educar em |
Oficina 02 Profa. Esp. Niara de Araújo |
Práxis integrada na escola |
Práxis integrada na escola |
Encerramento
Trabalho Comparti-lhado: Construindo Caminhos solidários e fraternos para a Educação em Tempo Integral Profa. Ms. Isabelle Tavares |
Tarde 13h - 16h |
Continuação da Oficina 01 Profa. Ms. Isabelle Tavares |
Atividade Vivencial 01 Profa. Dra. Andrezza Tavares |
Práxis integrada na escola |
Atividade Vivencial 02 Profa. Dra. Andrezza Tavares |
|
Noite 19h - 20:30h |
Culminância da atividade Vivencial 01 –
Reunião online pela
plataforma MEET. Profa. Dra. Andrezza Tavares |
Culminância da atividade Vivencial 02 –
Reunião online pela
plataforma MEET. Profa. Drda. Lucia Xavier |
7. Detalhamento da Programação / Cronograma
Palestra de Abertura
Tema: Educação em Tempo Integral: Desafios, Potências e o Sentido do Trabalho Cola-borativo
Objetivo: Inspirar os participantes logo no início, destacando o papel da escola de tempo integral na formação integral do estudante e como a corresponsabilidade entre professores e monitores fortalece aprendizagens e vínculos.
Oficina 01 – Planejamento Integrado: alinhando práticas de professores e monitores
• Objetivo:
Promover o diálogo entre docentes e monitores, criando estratégias
con-juntas para articular atividades pedagógicas, culturais, esportivas
e de convivên-cia.
• Atividades práticas:
• Atividades práticas:
o Dinâmica de
construção de um “mapa da rotina” da escola integral.
o Exercício colaborativo de planejamento de uma sequência de atividades in-tegradas.
o Debate sobre o papel de cada profissional no desenvolvimento integral do estudante.
o Exercício colaborativo de planejamento de uma sequência de atividades in-tegradas.
o Debate sobre o papel de cada profissional no desenvolvimento integral do estudante.
Oficina 02 – Mediação de Conflitos e Construção de uma Cultura de Paz
• Objetivo:
Desenvolver habilidades de comunicação, escuta ativa e estratégias de
resolução de conflitos para fortalecer vínculos e a convivência escolar.
• Atividades práticas:
• Atividades práticas:
o Role-playing
(encenação de situações reais de conflito vividas na escola).
o Roda de conversa sobre empatia, respeito e diversidade.
o Construção coletiva de um “guia de boas práticas” para professores e moni-tores.
o Roda de conversa sobre empatia, respeito e diversidade.
o Construção coletiva de um “guia de boas práticas” para professores e moni-tores.
Atividade Vivencial 01 – Mapa de Equilíbrio Pessoal e Profissional
• Proposta: Em
casa, desenhar um círculo dividido em quatro partes (família,
traba-lho, lazer, autocuidado). Preencher com anotações sobre como tem
distribuído tempo e energia em cada dimensão.
• Objetivo: Refletir sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sobre como isso impacta a atuação na escola integral.
• Produto: Socializar voluntariamente percepções no encontro seguinte e pensar em pequenas ações para melhorar esse equilíbrio.
• Objetivo: Refletir sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sobre como isso impacta a atuação na escola integral.
• Produto: Socializar voluntariamente percepções no encontro seguinte e pensar em pequenas ações para melhorar esse equilíbrio.
Atividade Vivencial 02 – Diário de Bordo da Jornada Integral
• Proposta:
Durante uma semana, registrar brevemente, ao final do dia, uma
situa-ção significativa vivida com os estudantes (um desafio, uma
conquista, um mo-mento de aprendizagem ou de acolhimento).
• Objetivo: Desenvolver a auto-observação, valorizar pequenas conquistas e perce-ber padrões no relacionamento com os alunos.
• Produto: Trazer para a formação trechos do diário para compartilhar em roda de conversa (mantendo liberdade para escolher o que dividir).
• Objetivo: Desenvolver a auto-observação, valorizar pequenas conquistas e perce-ber padrões no relacionamento com os alunos.
• Produto: Trazer para a formação trechos do diário para compartilhar em roda de conversa (mantendo liberdade para escolher o que dividir).
Palestra de Encerramento
Tema: Trabalho Compartilhado: Construindo Caminhos solidários e fraternos para a Educação em Tempo Integral
Objetivo: Fechar o evento com foco em vivencias harmoniosas e na prática, apontan-do estratégias, exemplos e horizontes possíveis para consolidar o trabalho conjunto na rotina escolar, valorizando tanto o estudante, o professor quanto o monitor como agentes de transformação.
APOIO E REALIZAÇÃO


