Faculdade Metropolitana Norte Riograndense

Seja um Metropolitano você também!!!

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (I SEETI) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ/RN (SMEJ/RN)

Educar em Tempo Integral: O Trabalho Compartilhado de Professores e Monitores

1. Título
Educar em Tempo Integral: o Trabalho Compartilhado de Professores e Monitores

2. Objetivo
Formação continuada para trabalhadores da Educação sobre o funcionamento da Escola em Tempo Integral no Município de Jaçanã/RN. Atividade com 40h de duração.

3. Período de realização / Local
De 22 a 26 de setembro de 2025.
Secretaria Municipal de Educação de Jaçanã

4. Carga-horária: 40h

5. Participantes
Equipe técnica da SME/Jaçanã. 07 Professores da rede municipal. 07 monitores de atividade pedagógica. Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral.

6.Cronograma / Programação


22/09
23/09
24/09
25/09
26/09
Manhã
9h - 11:30h
Abertura
  • Programação Cultural.
  • Mesa de Abertura com fala das autoridades.
  • Palestra de abertura
Educação em Tempo Integral: Desafios, Potências e o Sentido do Trabalho Colaborativo
Profa. Drda. Liliane Câmara
Educar em
Oficina 02
Profa. Esp. Niara de Araújo
Práxis integrada na escola
Práxis integrada na escola
Encerramento
  • Apresentação cultural dos estudantes
  • Palestra de encerramento

Trabalho Comparti-lhado: Construindo Caminhos solidários e fraternos para a Educação em Tempo Integral
Profa. Ms. Isabelle Tavares
Tarde
13h - 16h
Continuação da Oficina 01
Profa. Ms. Isabelle Tavares
Atividade Vivencial 01
Profa. Dra. Andrezza Tavares
Práxis integrada na escola
Atividade Vivencial 02
Profa. Dra. Andrezza Tavares

Noite
19h - 20:30h


Culminância da atividade Vivencial 01 – Reunião online pela plataforma MEET.
Profa. Dra. Andrezza Tavares
Culminância da atividade Vivencial 02 – Reunião online pela plataforma MEET.
Profa. Drda. Lucia Xavier


7. Detalhamento da Programação / Cronograma

Palestra de Abertura

Tema:
Educação em Tempo Integral: Desafios, Potências e o Sentido do Trabalho Cola-borativo
Objetivo: Inspirar os participantes logo no início, destacando o papel da escola de tempo integral na formação integral do estudante e como a corresponsabilidade entre professores e monitores fortalece aprendizagens e vínculos.

Oficina 01 – Planejamento Integrado: alinhando práticas de professores e monitores
• Objetivo: Promover o diálogo entre docentes e monitores, criando estratégias con-juntas para articular atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de convivên-cia.
• Atividades práticas:
o Dinâmica de construção de um “mapa da rotina” da escola integral.
o Exercício colaborativo de planejamento de uma sequência de atividades in-tegradas.
o Debate sobre o papel de cada profissional no desenvolvimento integral do estudante.

Oficina 02 – Mediação de Conflitos e Construção de uma Cultura de Paz
• Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação, escuta ativa e estratégias de resolução de conflitos para fortalecer vínculos e a convivência escolar.
• Atividades práticas:
o Role-playing (encenação de situações reais de conflito vividas na escola).
o Roda de conversa sobre empatia, respeito e diversidade.
o Construção coletiva de um “guia de boas práticas” para professores e moni-tores.

Atividade Vivencial 01 – Mapa de Equilíbrio Pessoal e Profissional
• Proposta: Em casa, desenhar um círculo dividido em quatro partes (família, traba-lho, lazer, autocuidado). Preencher com anotações sobre como tem distribuído tempo e energia em cada dimensão.
• Objetivo: Refletir sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sobre como isso impacta a atuação na escola integral.
• Produto: Socializar voluntariamente percepções no encontro seguinte e pensar em pequenas ações para melhorar esse equilíbrio.

Atividade Vivencial 02 – Diário de Bordo da Jornada Integral
• Proposta: Durante uma semana, registrar brevemente, ao final do dia, uma situa-ção significativa vivida com os estudantes (um desafio, uma conquista, um mo-mento de aprendizagem ou de acolhimento).
• Objetivo: Desenvolver a auto-observação, valorizar pequenas conquistas e perce-ber padrões no relacionamento com os alunos.
• Produto: Trazer para a formação trechos do diário para compartilhar em roda de conversa (mantendo liberdade para escolher o que dividir).

Palestra de Encerramento

Tema:
Trabalho Compartilhado: Construindo Caminhos solidários e fraternos para a Educação em Tempo Integral
Objetivo: Fechar o evento com foco em vivencias harmoniosas e na prática, apontan-do estratégias, exemplos e horizontes possíveis para consolidar o trabalho conjunto na rotina escolar, valorizando tanto o estudante, o professor quanto o monitor como agentes de transformação.

APOIO E REALIZAÇÃO

Faculdade Metropolitana Norte Riograndense