Corpo Docente

CORPO DOCENTE

A Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN) possui um corpo docente altamente qualificado e dedicado, composto por profissionais renomados em diversas áreas do conhecimento. A maioria desses professores possui mestrado e doutorado, o que confere ainda mais expertise e profundidade aos seus ensinamentos.

Com vasta experiência acadêmica e prática, esses professores são verdadeiros mentores, orientando os alunos através dos desafios e oportunidades do ensino superior.

Os membros do corpo docente da FAMEN são não apenas especialistas em suas áreas de atuação, mas também comprometidos com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Suas aulas são dinâmicas, estimulantes e fundamentadas em sólidos conhecimentos teóricos e práticos.

Além disso, esses profissionais estão sempre atualizados com as mais recentes tendências e descobertas em suas respectivas áreas, garantindo que os alunos recebam uma educação de alta qualidade e relevância para o mercado de trabalho.

Em suma, o corpo docente da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN) desempenha um papel fundamental na formação dos futuros profissionais, contribuindo para o crescimento acadêmico e pessoal de cada aluno e para o sucesso da instituição como um todo.

DOCENTES

Adriana
Adriana Mônica Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2004) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE pela Faculdade do Norte do Paraná (2016). Atualmente é professora colaboradora da Faculdade do Maciço de Baturité, a família e os processos de aprendizagem- pós da Faculdade do Maciço de Baturité, professora colaboradora da Faculdade do Maciço de Baturité, professora colaboradora da Faculdade de Ciências Empresariais de Natal, professora colaboradora da Faculdade de Ciências Empresariais de Natal, professora colaboradora da Faculdade de Ciências Empresariais de Natal e coordenadora pedagógica – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – PUREZA/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, atuando principalmente no seguinte tema: eja. aprendizagem. saberes.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1399410075251500

Sara
Wendella Sara Costa da Silva

Doutora em Demografia (PPGDEM/UFRN), Mestra em Demografia pelo PPGDEM/UFRN, graduada em Ciências Sociais pela UFRN. Seus temas de atuação envolvem as dinâmicas da fecundidade, preferências reprodutivas, saúde sexual e reprodutiva, relações de gênero, empoderamento feminino e análises sociodemográficas. Tem interesse pelas áreas de Fecundidade, Demografia da Família, Dinâmica Demográfica, Demografia da Educação, Sociologia Quantitativa, Sociologia Clássica e Contemporânea e Ciência Política.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2429643882466356

Amanda
Amanda Ágda da Silva

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nas seguintes temáticas: poética; romance histórico; narrativa ; Literatura boliviana contemporânea. Mestra (2021) pelo programa de pós-graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literário (PPG/MEL) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). ORCID:https://orcid.org/0000-0001-8345-1904

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472335667797475

Jaqueline
Jaqueline Aparecida Morais Alves

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação, Revisão e Correção de artigos Científicos em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, desenvolvimento infantil e demais áreas de conhecimento da pedagogia.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9819267754360306

Evanilda
Evanilda de Brito Lopes

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem Experiência na Área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar e Formão Docente. Especialista em Gestão Escolar, Políticas Públicas e Psicopedagogia Institucional e Clinica. Mestre em Ciências da Educação pela Lusofona/PORTUGAL. Cursando atualmente Doutorado em Ciências da Educação. Atuando como investigadora da LINHA DE PESQUISA: ESTADO, POLÍTICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR E MUDANÇAS SOCIAIS. Atualmente professora das Licenciaturas e Especializações Lato Sensu, atuando principalmente nos seguintes temas Currículo, Formação Docente, Politicas Educacionais e Metodologia de Ensino. e Professora aposentada da rede Estadual e Municipal do RN/Brasil. É pesquisadora junto ao CNPq na área de GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE desde os anos 90, Se insere nas politicas de valorização do Ensino, desenvolvendo estudos e pesquisas na educação, atuando principalmente na Formação Inicial do Professor com foco no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): tendo como principal articulação a Formação Docente do IFRN: o PIBID e o Estágio Docente?

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8822753989770258

Edna
Edna Oliveria da Paz

Mestre em Educação pelo IFRN. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande(2002) e graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é professora e coordenadora de Extensão da Faculdade Metropolitana Riograndense Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos, Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Especialização em EJA, pela Faculdades Entre Rios, Gestão Educacional pela UFPB, Aluna da Graduação de Letras/Libras pela UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão educacional, educação infantil e Formação de Professores. Atualmente faz parte do projeto de pesquisa intitulado: “CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS LICENCIADOS DO IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7881416580042884

Liliane
Liliane Silva Câmara de Oliveira

Mestre Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Biologia) pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande/PB – 2017. Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Serra Geral – FSG, Janaúba/MG – 2022. Especialista em Psicanálise Clínica Avançada pela Faculdade Serra Geral – FSG, Janaúba/MG – 2022. Especialista em Educação Especial – Libras pela Faculdade Metropolitana Norte Riograndense – FAMEN, Natal/RN – 2021. Especialista em Microbiologia e Parasitologia pela UniFacex, Natal/RN – 2016. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Potiguar – UnP/2013.2. Graduanda em Pedagogia pela UNIASSELVE – 2023. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica Geral na Secretaria Municipal de Educação de Pureza/RN de 2017 à 2022; Esteve como Secretária Municipal de Assistência Social de Pureza/RN de maio de 2022 à maio de 2023. Atua como Docente na Graduação de Pedagogia do Centro Universitário Uninassau Natal/RN; como também na Graduação e Pós-graduação na Faculdade Metropolitana Norte Riograndense FAMEN, Natal/RN, onde também participa do corpo dirigente na função de Diretora Acadêmica; Foi aluna especial de doutorado no PPGEP do IFRN CTNAT/2021; possui experiência como palestrante na área educacional e de educação ambiental; coordenação, organização e apresentação de eventos educacionais intermunicipais; Trabalha com determinação e está em processo de formação profissional contínua.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9827397875711219

Adriel
Adriel Felipe de Araújo Bezerra

Atualmente cursa o Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN, 2020-atual). É mestre em Demografia (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDEM/UFRN). Tem bacharelado em Ciências Sociais (2016) pela UFRN. Atuou como Assistente de Pesquisa III (pesquisador mestre) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado (Diest) entre 2021 e 2022. Leciona as disciplinas de Sociologia e Antropologia da Educação e Educação Escolar Indígena e do Campo na Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN). Ocasionalmente oferta minicursos para o Departamento de Políticas Públicas (DPP/UFRN), tais como “Noções elementares para a organização e análise de bancos de dados voltados para as políticas públicas”, “Bancos de dados para as políticas públicas: partindo do zero” e “Estatística básica para gestores de políticas públicas”. Participou da Comissão Científica do III Encontro Nacional de Pós-Graduação em Demografia e Áreas Afins (III PósDem) em 2018 como representante discente, vinculado ao XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) em Poços de Caldas/MG (2018). Realiza pesquisa nas áreas de Desigualdades Educacionais, Demografia, Demografia da Educação, Sociologia da Educação, Sociologia Quantitativa, Políticas Públicas, Políticas Públicas Baseadas em Evidências, Políticas de Saúde e Comitês Científicos de Covid-19, e Computational Social Sciences.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4276535830303698

Luiz
Luiz Antônio da Silva dos Santos

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre (IFRN/UFERSA/UERN). Especialista em Neurociência aplicada à aprendizagem pela EDUCAMINAS (2023); Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância Programa de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN (2022); Especialista em Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN (2013); Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010); Participa do Grupo de estudos TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (G-TRES), em rede nacional com o HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil e do Grupo de Pesquisa ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (UFRN); Atuou como Professor Substituto de Didática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Mossoró (2016); Professor Pesquisador Externo da UFRN (2016;2018;2019); Professor da Universidade Potiguar ? UnP; Tutor a distância do IFRN (2014;2020) e Tutor presencial da UFRN (2013-2017); Foi coordenador geral da Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos/RN (2017;2018). Exerceu a atividade de Autoria na Dtcom ? Direct To Company S/A, referente à disciplina Gestão Escolar, publicada no formato ebook, e ofertada pela LAUREATE. As atividades profissionais traduzem proximidade com os objetos de pesquisa: Educação Profissional e Tecnológica, Programa Residência Pedagógica, Didática, Integração Curricular, Avaliação Educacional, Formação de Professores, Planejamento e Gestão da Educação e Tecnologias Educacionais. Atualmente atua na coordenação pedagógica da Escola Estadual em Tempo Integral Tristão de Barros e na docência da Rede Municipal de Ensino, desde 2010. Tem livros autorais publicados, capítulos de livros, além de artigos em revistas especializadas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2556-3032

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0105804260500225

Ryla
Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira

Atualmente, é Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Doutorado Estratégico da CAPES, vinculado ao PPEUR/UFRN; e Professor da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN), onde é coordenador do Núcleo de Educação Ambiental e Sustentambilidade (NEAS). Doutor (2023) e mestre (2019) em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN. Graduado (2015) em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição, com mobilidade acadêmica internacional (2014-2015) no curso de Administração Pública na Universidade de Aveiro (Cidade de Aveiro/Portugal). Graduado em Pedagogia (2022) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi professor substituto (2021-2023) no curso de Gestão de Políticas Públicas, do Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IPP/UFRN). Membro da Secretaria Executiva Editorial da revista Ambiente e Sociedade. Revisor de periódicos científicos. É pesquisador integrante do Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT/UFRN); e do Núcleo Natal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles (INCT-OM). É pesquisador colaborador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE/USP). Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas e Planejamento Urbano/Regional, atuando em estudos sobre as questões socioambientais contemporâneas, com ênfase em: meio ambiente e sua relação com as dinâmicas urbanas e regionais; políticas públicas e meio ambiente; vulnerabilidades, riscos e gestão socioambiental; agenda governamental, políticas públicas e mudanças climáticas; adaptação e capacidade de adaptação no contexto das mudanças climáticas; energias renováveis, transições energéticas e descarbonização.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8405796140306191

Niara
Niara Pereira dos Santos de Araújo

Possui graduação em História/Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Concluiu graduação em História/Bacharelado (UFRN), e fez especialização em Educação, curso Docência no Ensino Médio,pela Universidade Potiguar (UNP). Foi monitora da disciplina Estágio Supervisionado em História do curso de História/Licenciatura da UFRN, no qual trabalhava com formação de professores, atuando junto à professora coordenadora do estágio, Crislane Azevedo, na orientação dos alunos de estágio. Possui curso em LIBRAS e o básico em Braile. Recentemente, concluiu a especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua na Educação Básica, e na formação docente, em cursos de graduação e pós-graduação, pela Faculdade metropolitana Norte Riograndense (FAMEN).

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0359639710810154

Lucia
Lúcia Xavier Gonçalves

Mestre em Educação (IFRN), Licenciada em Educação Profissional / Gestão e Negócios (IFRN); MBA em Gestão Empresarial (FGV) ; Pós-graduada em Marketing (UNINASSAU); Tecnóloga em Gestão da Qualidade (UNINASSAU); Bacharel em Secretariado Executivo (UNICENTRO Newton Paiva). Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFRN); Pedagogia e Administração (UNINASSAU). Docente nas áreas de: Educação; Administração e Marketing. Tem como interesse de estudo o campo epistemológico da educação profissional e tecnológica, políticas públicas para a educação e formação docente.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3137193439046559

Otacilio
Otacílio Marcelino do Nascimento

Especializado em Intervenção Sociopsicoeducativa na área da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Graduado em Pedagogia com habilitação em Gestão Educacional. Técnico em Noções Didático-Pedagógica para Instrutoria ? ?Laureado da Turma? – pelo Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT. Professor no curso de Pedagogia (presencial e EAD) dos cursos de Pós-graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. Atuou por vinte e seis anos nas áreas da Qualificação Profissional de Jovens e Adultos, e foi Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ? SCFV – no Centro Educacional Dom Bosco ? CEDB (Rede Salesiana Brasil de Ação Social – RSB). Atuou como Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal/RN ? COMDICA, no biênio 2016/2018, representando o Centro Educacional Dom Bosco ? CEDB. Docente na Faculdade Maciço de Baturité – FMB desde 2018 e Faculdade Metropolitana Norte Riograndense – FAMEN.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9011643455800819

Valdete
Valdete Batista do Nascimento

Valdete Batista do Nascimento é uma profissional qualificada, mestra em Ciências da Educação com especialização em Educação de Adultos pela Universidade do Minho (UMINHO-PT), com graduações em Direito pela UNINASSAU/RN (2012), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO – 2022), Licenciada em Filosofia pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira (ISEP/PE – 2017). Tem pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica (ISEP), Pós graduação em Sociologia e Filosofia (FCE), Pós graduação em Psicanalise (Faculdade Serra Geral), bem como com uma trajetória marcante, atua como Diretora Geral da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN), liderando estrategicamente todas as áreas acadêmicas e operacionais. Sua expertise inclui abordagens andragógicas na educação de adultos, fomentando a autonomia e a aprendizagem significativa, como evidenciado por sua pesquisa de mestrado. Com habilidades em administração, desenvolvimento curricular e comunicação, Valdete é uma líder engajada na promoção da excelência educacional e na inovação. Atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, imparcialidade, neutralidade, atividade lúdica. Educação infantil. Inclusão social. Direitos humano. Atualmente é coordenadora pedagógica e Tutora do Polo-Natal/RN – EaD – da Faculdade do Maciço de Baturité-FMB.

Link para o currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0220056114776777