Orientações sobre as Atividades de Extensão

Famen - Logo 01--

ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (EPPP)

Para que os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN possam desenvolver uma visão ampla sobre a formação profissional na oferta da graduação, a cada semestre, serão desenvolvidos trabalhos integradores para proporcionar a vivencia da “curricularização da extensão”, da “curricularização da pesquisa” e da articulação interdisciplinar dos conteúdos Curso por meio  do componente “Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica (EPPP)”.

O referido componente curricular está baseado tanto nas Diretrizes para os cursos de Formação de Professores, em especial a Resolução nº 02 de 01 de julho de 2015, como está baseado na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES).

As Diretrizes para os cursos de Formação de Professores apontam:

“Art. 5º A formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão, para que se possa conduzir o(a) egresso […]”

“Art. 13. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da garantia de base comum nacional das orientações curriculares. […]”

• 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo: […]

I – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

Destaque-se que esses conteúdos curriculares se constituem como disciplinas inseridas a cada semestre propiciando ao aluno a necessária autonomia de aprendizado.

Tratando sobre atividade de extensão é importante destacar, conforme já pontuado, que recentemente o Ministério da Educação (MEC) em sintonia com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) publicaram a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que trata sobre a curricularização da extensão que consiste no processo de tornar as atividades de extensão parte obrigatória da carga horária dos cursos de graduação na proporção de 10% (dez porcento) da carga horária total do curso.

Em obediência à referida prescrição normativa, a matriz curricular do curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN acolheu a curricularização da extensão por meio das mediações dos eixos de formação “Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)” e “Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica (EPPP)” distribuídos ao longo dos 8 (oito) períodos do curso. A engenharia pedagógica da inclusão curricular da extensão está informada na seção “Estrutura Curricular” sistematizada para o pedido de Credenciamento do Curso de Pedagogia junto ao MEC.

A composição temática do componente “Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica (EPPP)” se apresenta distribuída da seguinte forma:

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Tema: As perspectivas da profissão docente.

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II

Tema: A Relação Escola/Comunidade.

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III

Tema: As perspectivas curriculares para a Educação Básica nas Escolas da Região de Inserção da IES.

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

Tema: Avaliação escolar.

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V

Tema: Relação entre a Família e a Escola: com a palavra os pais.

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

Tema: Com a palavra os gestores escolares!

DISCIPLINA: EXTENSÃO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VII

Tema: A Educação de Jovens e Adultos.