Estágio Curricular Supervisionado Docente

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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOCENTE

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN, entre outras seções, desenvolve também orientações sobre o estágio supervisionado para a formação profissional em Pedagogia. O estágio obrigatório é um componente integralizado à carga-horária total do curso de Pedagogia que proporciona a mediação e efetiva aproximação do acadêmico com a realidade escolar concreta. Essa aproximação se dá na apreensão e na reflexão teórico-crítica da historicidade, bem como, na relação entre totalidade-particularidade-singularidade.

O desenvolvimento do estágio supervisionado propicia ao aluno condições de integrar o conhecimento internalizado no curso de Pedagogia, além de ter como objetivo formar um professor capaz de observar, participar, problematizar e questionar a prática vivenciada. Com isso, se criar uma alternativa formadora de professores integrada à realidade escolar e comprometida com práticas humanizadoras, includente, diversa, transformadora e emancipadora.

Nessa atmosfera pedagógica, estagiário e orientadores fazem parte da escola campo conveniada, inclusive participando da sua construção e avaliação a partir dos conselhos de classe que envolvem a escola, professores, alunos, família e sociedade. O professor formado nesse ciclo pedagógico assertivo compreende que a educação é um lugar seguro para o desenvolvimento humano. Na ótica assinalada, o estágio supervisionado vale muito mais que mera ação de inserção no mundo do trabalho, sendo considerado experiência do mundo do trabalho com formação potencializadora dos conteúdos e das diretrizes curriculares.

A opção teórico-metodológica de estágio supervisionado se expressa no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da FAMEN por meio das 04 (quatro) ementas das disciplinas de estágio supervisionado. A estruturação do Estágio do Curso fundamenta-se na Lei 11.788/2008 e nas Diretrizes para Curso de Graduação de Pedagogia que estabelecem que: 1) A prática do Estágio caracteriza-se em Obrigatório e não- Obrigatório, podendo ser instituídos estágios de observação no período anterior; 2) – Os campos de estágio serão aprovados pela Coordenação do Curso de Pedagogia e núcleo de estágio, oficializados por meio de convênios estabelecidos com as instituições cedentes, em especial a rede pública de ensino a partir das secretarias municipal e estadual; 3) O Estágio terá duração de quatrocentas horas estabelecidas em quatro períodos letivos, conforme estabelecido na nova Legislação, mais especificamente a Resolução CNE-CP nº 02 de 01 de julho de 2015; 4)  A política de estágio deve realizar-se em articulação com a política de extensão e pesquisa da IES.

O estágio obrigatório, denominado na FAMEN de Estágio Supervisionado, é uma exigência curricular obrigatória e considerada um processo a ser vivenciado pelo acadêmico de Pedagogia a partir do 5º semestre do curso. O Estágio supervisionado I possui 100 (cem) horas de carga horária e seu objetivo é promover aprendizagens práticas para o exercício docente com foco na Educação Infantil; o Estágio Supervisionado II possui 100 (cem) horas de carga horária e seu objetivo é promover aprendizagens práticas para o exercício docente com foco nas série Iniciais; o Estágio Supervisionado III possui 100 (cem) horas de carga horária e o seu objetivo é promover aprendizagens práticas para o exercício docente com foco na Educação Especial e de Jovens e Adultos; e, o Estágio Supervisionado IV possui 100 (cem) horas de carga horária e o seu objetivo é promover aprendizagens práticas para as atividades de Gestão Escolar.

As experiências dos 04 (quatro) estágios são orientadas por professores, pautados por instrumentos de planejamento que devem gerar dados para serem e refletidos por meio de relatórios fundamentados, pesquisas, reuniões, entre outras possibilidades.

A avaliação do estágio supervisionado é realizada pelo professor orientador que tem autonomia para aferir nota ao estagiário, de preferência após diálogo com o professor preceptor vinculado a escola campo, a partir da reflexão sobre três dimensões: 1) o registro da observação da escola; 2) o planejamento e a mediação didática do estagiário na prática pedagógica; e 3) o relatório sobre a experiência didática vivenciada.

O Estágio Curricular Supervisionado fortalece a Relação da Faculdade FAMEN com as Redes de Escolas da Educação Básica de Natal/RN e obedece a Resolução nº 02 de 1º de Junho de 2015 e a Lei 11.788 de 2008 que prevê sobre os convênios com as Redes Pública e Privada de Educação Básica: a) Obrigatoriedade de explicitar nos termos de convênio a participação de professores e alunos do curso de pedagogia também nos Conselhos de Classe nos quais se envolvem alunos, professores e comunidade; b) Obrigatoriedade de professor-orientador para todos os alunos que farão o estágio supervisionado, sendo este acompanhamento sistemático e não apenas pontual em encontros na IES. O professor-orientador, além de orientar um número de alunos que seja compatível com as normas de estágio para que se tenha qualidade (máximo de 08 alunos por professor orientador), deve acompanhar o estagiário também em suas práticas de campo; c) Estagiários e Orientadores deverão vivenciar a realidade escolar participando dos conselhos de classe e de reuniões com os professores da escola conveniada. Ou seja, fazer parte da realidade em que se inserem para a prática de estágio.

Entendido dessa forma, o Estágio Curricular Supervisionado passa a se constituir não apenas como uma fase da formação do professor, mas uma oportunidade de devolver às escolas e à comunidade a participação social e histórica que o Ensino Superior tem a obrigação histórica promover.

O Estágio Curricular Supervisionado fortalece assertivamente a relação entre Licenciandos, Docentes e Supervisores das Redes de Escolas da Educação Básica. Nas expectativas que estabelecem o Estágio Curricular Supervisionado, o curso incentiva e prevê o diálogo contínuo, bem como, a parceria de trabalho entre os professores-orientadores da FAMEN, os estagiários e os professores da escola campo conveniada.

Nesse projeto de formação, o papel do supervisor não se estabelece apenas em avaliar o licenciando em suas atividades de estágio, mas de participar de maneira efetiva na concepção do projeto de estágio supervisionado e acompanhá-lo na sua efetivação em cada uma das fases em que ele se constituirá (Educação Infantil, Séries Iniciais, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Gestão Escolar).

Trata-se de uma perspectiva em que todos os envolvidos (licenciandos, supervisores, orientadores e docentes da escola) se unem na busca por um projeto edificante para a escola e a formação de professores. O Estágio Curricular Supervisionado da Faculdade FAMEN tem como norte a indissociabilidade entre a teoria e a prática na formação de professores.

Para o fortalecimento da relação entre teoria e prática, os projetos de estágio norteiam as atividades desenvolvidas e são fundamentados pelas teorias advindas do currículo do curso perfazendo reflexões críticas entre as atividades a serem desenvolvidas e as teorias educacionais. Da mesma forma, o relatório do estágio também deve ser constituído pelo licenciando a partir da análise de situações vivenciadas na escola e de profícuas reflexões a luz de teorias educacionais e científicas.

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