Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

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NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO (ATPA)

A Coordenação do Curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN com base nas sinalizações apontadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia estabelece normas que disciplinam o planejamento, a oferta, o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) que compõem o currículo da licenciatura. Conforme preconiza o PPC, o cumprimento integral das ATP é um exercício indispensável para a total aprovação, conclusão e obtenção do grau no curso superior de Pedagogia da Faculdade FAMEN.

O PPC do curso de Pedagogia da FAMEN entende por Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento aquelas de caráter extracurricular ou complementares que possibilitam ao aluno a aquisição de importantes conhecimentos para a sua formação pessoal e profissional. O planejamento, oferta, organização e avaliação das ATPA são informações que se apresentam definidas pelo PPC do Curso.

As ATPA correspondem às atividades complementares do curso de licenciatura em Pedagogia por meio de uma carga horária total de 200 horas que serão vivenciadas em atividades semestrais propostas pela coordenação da licenciatura sintonizada com o corpo docente ao longo do Curso, as quais devem totalizar, preferencialmente, 25 horas distribuídas na trajetória dos 08 (oito) semestres do curso.

O conteúdo das ATPA e a respectiva carga horária, conforme preconizado no PPC devem estar relacionados com a tríade ensino, pesquisa e extensão. São consideradas exemplos de atividades complementares para efeito de ATPA:

I- Atividades de ensino:

  1. disciplinas não previstas na organização curricular do curso, desde que alinhadas ao perfil de formação do egresso com carga horária mínima de 20h;
  2. monitoria em disciplinas constantes da organização curricular com carga horária mínima de 20h;
  3. Estágio Extracurricular com carga horária mínima de 100h.

 

II– Atividades de pesquisa:

  1. a) iniciação científica sob tutoria de docentes com carga horária mínima de 60h;
  2. b) pesquisa realizada sob orientação de docentes com carga horária mínima de 100h;
  3. c) publicação de resenhas ou resumos de artigos que resultem em pesquisa com carga horária mínima de 100h;
  4. d) Participação de defesa de monografias ou projetos finais de curso com carga horária mínima de 03h.

 

III– Atividades de extensão:

  1. a) atividades de disseminação de conhecimentos (seminários, conferências, ciclo de palestras, oficinas, visitas técnicas, entre outras) com carga horária mínima de 05h;
  2. b) curso de atualização, qualificação, certificação tecnológica, Cursos de Extensão em áreas afins à área de Pedagogia, curso de Língua Inglesa com carga horária mínima de 40h.
  3. c) atividades de prestação de serviços (assistências, Assessorias e Consultorias Técnicas seja sob o Amparo da Brinquedoteca e do Núcleo de Extensão, sob o Amparo da Tutoria ou sob o Amparo da Extensão Comunitária assistências, assessorias, estágio não obrigatório e consultorias) com carga horária mínima de 100h.

Tratando sobre atividade de extensão é importante destacar que recentemente o Ministério da Educação (MEC) em sintonia com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) publicaram a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que trata sobre a curricularização da extensão que consiste no processo de tornar as atividades de extensão parte obrigatória da carga horária dos cursos de graduação na proporção de 10% (dez porcento) da carga horária total do curso.

Em obediência à referida prescrição normativa, a matriz curricular do curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN acolheu a curricularização da extensão por meio das mediações dos eixos de formação “Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento” e “Pesquisa e Prática Pedagógica” distribuídos ao longo dos 8 (oito) períodos do curso. A engenharia pedagógica da inclusão curricular da extensão está informada na seção “Estrutura Curricular” sistematizada para o pedido de Credenciamento do Curso de Pedagogia junto ao MEC.  

As comprovações das vivências das ATPA devem ser protocolas na Coordenação de Curso de Pedagogia da FAMEN junto com o comprovante de cumprimento de cada atividade especificando a entidade emissora do certificado, o nome do curso e sua carga horária. De posse dos comprovantes, no encerramento de cada semestre, a coordenação do curso irá computá-los e, no caso de deferimento, informá-los ao expediente administrativo responsável pelo histórico escolar do estudante.

Conforme já pontuado, o critério para a validação (geral ou semestral) do registro acadêmico das ATPA estão condicionados à apresentação, pelo estudante, de documento comprobatório (original e cópia) da atividade realizada ao Coordenador do Curso, e estará sujeito à aprovação.

No que concerne às atividades de ensino consideradas como ATPA, os critérios tomados para a avaliação da coordenação do curso se subdividem entre as seguintes atividades: I. Disciplinas Não Previstas na Organização Curricular do

Curso pontuará com horária de 20 (vinte) horas por semestre letivo de atuação; II. Monitoria em Disciplinas Constantes da Organização Curricular pontuará com carga horária de 15 (quinze) horas por semestre letivo de atuação; III. Estágio Extracurricular pontuará com carga horária de 30h.

No que concerne às atividades de pesquisa consideradas como ATPA, os critérios tomados para a avaliação da coordenação do curso se subdividem entre as seguintes atividades: I. Iniciação Científica sob Tutoria de Docentes pontuará 30 (trinta) horas; II. Pesquisa Realizada sob Orientação de Docentes por meio de Monografia ou estado da arte pontuará 30 (trinta) horas; III. Publicação de resenhas ou Resumos de Artigos que Resultem em Pesquisa Relatório Técnico pontuará 30 (trinta) horas; IV. Participação de defesa de monografias ou projetos finais de curso pontuará 03 (três) horas.

No que concerne às atividades de extensão consideradas como ATPA, os critérios tomados para a avaliação da coordenação do curso se subdividem entre as seguintes atividades: I. Seminários, Conferências, Palestras e Visitas Técnicas que pontuará 05 (cinco) horas; II. Cursos de Atualização que pontuará até 20 (vinte) horas; III. Cursos de Qualificação que pontuará até 20 (vinte) horas; IV. Cursos de Certificação Tecnológica que pontuará 30 (trinta) horas; V. Cursos de Extensão em áreas afins à área de Pedagogia que pontuará 30 (trinta) horas; VI. Cursos de Língua Inglesa que pontuará até 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso, ou pontuará 100% (cem por cento) da carga horária total do curso desde que apresentem certificação de proficiência; VII. Assistências, Assessorias e Consultorias Técnicas seja sob o Amparo da Brinquedoteca e do Núcleo de Extensão, sob o Amparo da Tutoria ou sob o Amparo da Extensão Comunitária pontuarão 30 (trinta) horas por semestre para cada atividade.  

CATEGORIA DE ATIVIDADE TIPO C. H. MÁXIMA
PESQUISA Iniciação Científica sob Tutoria de Docentes Até 15 (quinze) horas por semestre letivo de atuação, podendo chegar ao total de 30 horas.
Pesquisa Realizada sob Orientação de Docentes

Monografia sobre o estado da arte

- Até 12 (doze) horas. Projeto aprovado

- Até 18 (dezoito) horas.
Publicação de resenhas ou Resumos de Artigos que Resultem em Pesquisa

Relatório Técnico

-  Até 15 (quinze) horas por trabalho, podendo chegar ao total de 30 horas.

(OBS: O relatório deve ser validado pelo NUPAC)

Publicações em Âmbito Nacional

- De 05 (cinco) até 30 (trinta) horas, dependendo da qualificação do evento,

Segundo classificação CAPES/CNPq.

Publicações em Âmbito Internacional

- 10 (dez) até 30 (trinta)horas, dependendo da qualificação do evento, segundo classificação CAPES/CNPq.
Publicação de resenhas ou Resumos de Artigos que Resultem em Pesquisa Até 10 (dez) horas por trabalho assistido, podendo chegar ao total de 30 horas.
ENSINO Disciplinas Não Previstas na Organização Curricular do Curso 80 (oitenta) horas por semestre letivo de atuação
Monitoria em Disciplinas Constantes da Organização Curricular 15 (quinze) horas por semestre por semestre letivo de atuação
EXTENSÃO Seminários, Conferências, Palestras e Visitas Técnicas De 0 (zero) até 40 (quarenta) horas.
Defesa de Monografia ou Projeto de Final de Curso

De 2 (duas) a 6 (seis) horas, sendo

2 (duas) horas por evento.
Cursos de Qualificação Até 30 (trinta) horas
Cursos de Certificação Tecnológica Até 30 (trinta) horas, calculadas como a carga horária total do curso acrescida de 20% (vinte por cento) aos que obtiverem a certificação correspondente.
Cursos de Extensão em áreas afins à área de Pedagogia Até 30 (trinta) horas.
Cursos de Língua Inglesa Até 16 (dezesseis) horas, calculadas como 80% (oitenta por cento) da carga horária semestral total do curso, ou 100% das horas aos que apresentarem certificação de proficiência.
Assistências, Assessorias e Consultorias Técnicas.

Sob o Amparo da Brinquedoteca e do Núcleo de Extensão.

- 30 (trinta) horas por semestre de atuação.

Tutoria

-  30 (trinta) horas por semestre de atuação.

Extensão Comunitária

-  30 (trinta) horas por semestre de atuação.

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