Trabalho de Conclusão de Curso

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia na FAMEN é institucionalizado, possui carga horária específica de 120h, vivenciados por meio dos componentes curriculares “Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I” e “Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II”, bem como de atividades integradores entre a coordenação do curso e a coordenação de pesquisa da FAMEN.

As orientações para a produção do TCC se encontram amplamente disponível no site institucional que socializa conteúdo sobre formas de apresentação, orientação e coordenação, bem como sobre o Regulamento de apoio à produção dos trabalhos de final de curso. A FAMEN dispõe de repositório institucional próprio (https://repositoriofamen.com.br/ ), acessível, público e gratuito pela internet.

O processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade FAMEN estabelece critérios e procedimentos gerais a serem adotados pelos alunos devidamente matriculados no sétimo e no oitavo período do curso.

O TCC é realizado individualmente, salvo em casos excepcionais poderá ser realizado em dupla, podendo abordar tema teórico ou estudo empírico, com orientação de docente vinculado a Faculdade FAMEN no formato de MONOGRAFIA. O TCC deve propiciar aos alunos de Pedagogia a oportunidade de demonstrar as competências científicas adquiridas para resolver problemas complexos das áreas em que irão se estabelecer profissionalmente.

A produção da monografia no curso de Pedagogia da Faculdade FAMEN é uma atividade integralizada à carga-horária total do curso. O seu processo de elaboração compreende etapas sucessivas que são desenvolvidas ao longo dos semestres letivos. O início ocorre no sétimo período do Curso com o acesso ao componente curricular “Trabalho de conclusão de curso i (TCC – I)” por meio do desenvolvimento das seguintes ações: sistematização do projeto de Pesquisa a partir de tema e problema do campo da Pedagogia sob orientação de um docente; produção do Estado do Conhecimento sobre o objeto de estudo escolhido para a pesquisa; estudo do template de monografia elaborado pelos bibliotecários da Faculdade FAMEN; aquisição de noções sobre a ABNT; e realização da banca de qualificação do projeto de monografia com estado do conhecimento. A carga horária dessa primeira experiência corresponde a 60 (sessenta) horas.

Em processo contínuo para a produção monográfica, o aluno ingressa no oitavo período do curso, para acessar o componente curricular “Trabalho de conclusão de curso iI (TCC – II)” por meio do desenvolvimento das seguintes ações: Sistematização final da monografia sob a orientação de um docente como consequência da exequibilidade do Projeto de Pesquisa planejado no sétimo período do Curso; Ajustamento final do TCC às normas institucionais; Depósito do TCC no repositório digital da Biblioteca da Faculdade FAMEN; e realização da Defesa Pública da monografia. A carga horária dessa segunda experiência corresponde a 60 (sessenta) horas.

Os alunos transferidos de outras IES que já cumpriram e que foram aprovados no componente curricular TCC I, ou seja, na elaboração do projeto de pesquisa, o formato da Monografia pode ser substituído pelo formato de Artigo Científico, não sendo necessária a defesa pública com banca examinadora, ficando a aprovação da pesquisa sujeita ao parecer do professor orientador em diálogo com o coordenador de TCC da FAMEN.

Quando finalizada a escrita da pesquisa monográfica, o TCC deve ser entregue ao professor-orientador que encaminhará o manuscrito para que o bibliotecário chefe da Faculdade FAMEN  para que proceda com a inserção da pesquisa no repositório institucional digital.

Defesa do TCC

A apresentação da monografia só é autorizada mediante a entrega do manuscrito digital nos prazos estabelecidos em calendário pelo coordenador de curso, ou coordenador de TCC, com antecedência de no mínimo 15 (quinze) dias úteis da defesa, em vias digitais que serão entregues por meio de e-mail para os membros da Banca Examinadora respeitando as normas exigidas pelo template da instituição.

Na defesa pública, apenas o autor do trabalho pode fazer explanação. Na fase de arguição acerca do trabalho pela banca examinadora o orientando e o orientador estão presentes e são inquiridos/sabatinados pelos professores componentes da banca, tudo afim de constituir a nota do trabalho, bem como a autenticidade/concretude do trabalho. A defesa deve ocorrer no tempo máximo de 20 minutos. A coordenação do curso de Pedagogia quem publica a relação dos alunos que procederão com a entrega prévia do TCC, define a data, horário, local das defesas e a constituição das bancas examinadoras.

Avaliação 

 O aluno que não procede com os ajustes solicitados pelo orientador após a banca, ou que não procede com atenção ao template da monografia adotado pela instituição, não participa da colação de grau no semestre, podendo colar grau no semestre seguinte ou em cerimônia reservada pela Direção Geral da Faculdade FAMEN.

A avaliação da monografia é feita por três professores de ensino superior que participam da banca examinadora, sendo composta pelo professor-orientador e mais dois professores do curso de Pedagogia. Em casos especiais, a coordenação de curso poderá convidar professores externos para participar como membro da banca examinadora.

Todas as notas referentes à avaliação do TCC compreendem valores entre zero (0) e dez (10). Cada um dos 03 (três) membros da banca atribuem uma nota no intervalo citado e depois é realizada uma média aritmética simples para se aferir a nota final do TCC do aluno. A ficha de avaliação do professor-orientador juntamente com a banca considera os seguintes itens: conhecimento teórico, domínio prático do tema, complexidade do trabalho, originalidade do trabalho, compatibilidade das conclusões com a proposta inicial e desempenho do aluno, fundamentação teórica, coerência temática, estrutura formal, bibliografia, objetividade e recursos utilizados. Com base no exame do trabalho escrito e da apresentação oral do mesmo, os membros da banca chegam a nota que correspondem a três julgamentos finais: 

  1. média maior ou igual a 9,0: trabalho aprovado com louvor;
  2. média 7,0 a 8,9: trabalho aprovado;

III. média inferior a 7,0: trabalho reprovado, devendo o TCC ser apresentado no próximo semestre letivo.

O aluno é considerado aprovado, quando a sua média final, atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete). No caso de aprovado com ressalvas, os alunos deverão proceder à correção do trabalho de acordo com as sugestões feitas pela Banca Examinadora, entregando nova versão para avaliação em prazo estipulado pela mesma antes da colação de grau. Após nova avaliação feita pelos mesmos membros da banca, total ou parcialmente composta, se aprovado, o aluno participará da cerimônia de colação de grau.

Em casos de reprovação, o aluno reprovado tem o direito a recurso perante o coordenador do curso e coordenador de TCC que deverá ser apresentado por escrito dentro do prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de defesa. Feito isso, o coordenador do curso juntamente com o professor-orientador do TCC e o coordenador de TCC analisa a procedência do pedido, determinando seu arquivamento definitivo ou em caso de aceitação das justificativas procede com uma nova banca examinadora e nova defesa. Esta banca tem um prazo de 15 (quinze) dias corridos para manifestar-se de forma definitiva sobre o assunto.

A nota final do TCC do aluno é publicada após a entrega final do Trabalho de Conclusão de Curso, em versão definitiva. Todas as suspeitas de fraude acadêmica serão rigorosamente verificadas. Em caso de confirmação das suspeitas será nomeada uma comissão de ética presidida pelo Diretor Acadêmico, com a presença do coordenador do curso, coordenador de TCC e o professor orientador do TCC para analisar a extensão e a gravidade do plágio acadêmico, ficando o aluno passível de aplicação das normas disciplinares da FAMEN.

Download de Regulamentos e Templates: