Curso de Capacitação em BIBLIOTECONOMIA E EDUCAÇÃO

BIBLIOTECONOMIA E EDUCAÇÃO

Taxa de Matrícula: 1 KG de alimento

Investimento: R$ 60,00

Material Didático Grátis (on-line/digital)

Professores qualificados

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Autorizado pela Portaria MEC Nº 665/2019.

Portaria FAMEN: n° 05/2019

Metodologia: Curso presencial

Carga horária: 45 horas/aulas

Material do curso: Digital Online

INFORMAÇÕES DO CURSO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ciências humanas​

OBJETIVO PROFISSIONAL

A informação encontra-se em constante movimento. Diante do crescimento de novas tecnologias os suportes de disseminação da Informação seguem novos rumos na era digital. O curso visa socializar conhecimentos sobre o trabalho dos bibliotecários por meio da apresentação dos saberes e das competências básicas que demandam o cotidiano desse profissional.

PÚBLICO

Bibliotecários, assistentes de biblioteca, alunos de Biblioteconomia, Arquivistas documentalistas, alunos de Arquivologia, Pedagogos,licenciados e áreas afins.

OBJETIVOS ACADÊMICOS

• Apontar os conhecimentos técnicos da área da Biblioteconomia

• Refletir sobre os desafios do Bibliotecário no Sec. XXI.

• Entender às necessidades dos novos usuários das Unidades de Informação

• Estimular a curadoria da Informação diante da era da Desinformação

• Apresentar as novas perspectivas do mercado de trabalho para o Bibliotecário

IMPORTÂNCIA DESSE CURSO PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A biblioteconomia e a educação são áreas que caminham juntas na formação de indivíduos críticos e conscientes, capazes de acessar e utilizar as informações disponíveis de forma eficiente e responsável. A biblioteconomia tem um papel fundamental na organização e disponibilização do acervo de uma instituição de ensino, facilitando o acesso à informação e à cultura. Além disso, os bibliotecários podem contribuir para a formação de usuários mais críticos e capacitados para utilizar as informações disponíveis, auxiliando-os na busca por conteúdos relevantes e confiáveis. Já a educação, por sua vez, pode fornecer informações e habilidades necessárias para a utilização eficiente das informações disponíveis, bem como promover a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de utilizar a informação de forma responsável e ética. Assim, a biblioteconomia e a educação são áreas que se complementam e se fortalecem mutuamente, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada, crítica e consciente.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

• 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)

TÓPICOS DE ESTUDO

1. Saberes e Fazeres Profissional do Bibliotecário.

2. O Bibliotecário e o Sec. XXI: mercado de trabalho com destaque para a educação.

3. Bibliotecário e as novas tecnologias.

4. A sociedade da informação: o Bibliotecário em busca da Biblioteconomia Social.

5. Fake News: rumo ao combate.

SEJA NOSSO PARCEIRO

Quer formar uma turma desse curso em sua cidade? Entre em contato com o setor de Expansão da Faculdade FAMEN e solicite uma visita. São muitos os benefícios para você, para os alunos e para a sua localidade.

Setor de Expansão: (84) 98708-2247 | expansao@famen.edu.br