CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar para o exercício profissional docentes com imersão nas etapas da educação infantil e do ensino fundamental por meio da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências necessárias para a práxis assertiva nas instituições relacionadas com a fase inicial da educação básica. A certificação da Pós-Graduação em educação infantil e ensino fundamental habilita o profissional docente para a mediação relacionada ao desenvolvimento da criança de primeira e da segunda infância.
PÚBLICO
Profissionais com curso superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre o campo epistêmico da etapa inicial da Educação Básica.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
- Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo da educação infantil e dos anos fundamentais do ensino fundamental por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
- Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental oferece oportunidades significativas de impactar positivamente a vida das crianças em fase de desenvolvimento. Com a crescente valorização da educação na primeira infância, há uma demanda crescente por educadores qualificados que possam criar ambientes de aprendizado estimulantes e seguros. Além disso, no ensino fundamental, há a possibilidade de utilizar métodos de ensino inovadores para ajudar os alunos a alcançarem seu potencial máximo, preparando-os para os desafios futuros. Aqueles que investem em sua formação continuada e desenvolvem habilidades socioemocionais têm a oportunidade de se destacar e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento educacional e emocional das crianças.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Políticas, currículo e teorias da aprendizagem para as etapas iniciais da educação básica
- Noções de processos cognitivos, psicopedagogia e neuropedagogia
- Direito educacional, estrutura e funcionamento da educação nacional
- Didáticas e metodologias para a educação infantil
- Didáticas e metodologias para o ensino fundamental
- Saberes e competências docentes para o planejamento e a avaliação
- Tecnologias educacionais, letramento e alfabetização midiáticos
- Metodologia do Trabalho Científico
- Metodologia do Ensino Superior
- Prática Supervisionada
- Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico – revisão bibliográfica ou trabalho de campo).