Experimentos para o Ensino da Física

EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DA FÍSICA

Taxa de Matrícula: R$ 100,00
Investimento: de 18x de R$ 240,00 por 18x de R$ 160,00

Autorizado pela Portaria MEC Nº 665/2019.

Portaria FAMEN: n° 05/2019

Metodologia: Curso presencial

Duração: 18 meses – 1 ano e meio

Carga horária: 400 horas/aulas

Material do curso: Digital Online

Promover a especialização do professor atuante nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação na área das Ciências Naturais, a fim de capacitá-lo experimentalmente como mediador da aprendizagem no campo do ensino de física experimental.

Professores licenciados e bacharelados em diversas áreas de conhecimentos, destacadamente em ciências, física, química, biologia e matemática, além de outros profissionais graduados interessados na docência nas áreas das ciências naturais, educação e engenharias.

• Desenvolver conhecimentos científicos empíricos (conceituais, históricos e práticos) alinhados com a perspectiva progressista do ensino da Física experimental;

• Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo do ensino de Física experimental por meio de consultas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;

• Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da Faculdade FAMEN com a agenda social do Município em que o curso acontecerá;

• Desenvolver atividades de ensino por meio da experiência metodológica no método de aprendizagem significativa ISLE.

• Desenvolver habilidades experimentais na realização de demonstrações e experimentações científicas.

• Entender o processo histórico da física experimental na criação das aplicações tecnológicas.

• Prepara o aprendiz para a aprendizagem sobre Astronomia e Telescópios.

• Preparar o aprendiz para o entendimento da Física Quântica Experimental.

NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

• Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
  • Currículum Vitae ou Lattes

MERCADO

DE TRABALHO

O mercado de trabalho para educadores com experiência em promover experimentos que ajudem no ensino da física é bastante promissor, com oportunidades em escolas, universidades e instituições de pesquisa. Esses profissionais têm habilidades para criar e aplicar experimentos práticos que ajudam os alunos a compreender conceitos abstratos da física de maneira mais concreta e interessante. Com a crescente demanda por profissionais capacitados em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o educador com experiência em experimentos práticos é fundamental para formar a nova geração de cientistas e engenheiros. Além disso, a física é uma área interdisciplinar e transversal, o que permite ao educador com essa formação atuar em outras áreas relacionadas, como energia, meio ambiente e tecnologia. É importante destacar que o educador deve estar sempre atualizado e em constante aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, de forma a garantir uma atuação eficiente e inovadora no mercado de trabalho.

MATRIZ

CURRICULAR DO CURSO

1. Métodos Matemáticos da Física Experimental;
  2. Processos Didáticos, Sequências de Ensino e Metodologias Ativas no Ensino de Física;
  3. BNCC e o Novo Ensino Médio, Competências, Habilidades e Aplicações;
  4. Leis de Newton com experimentos;
  5. Leis de Termodinâmica com experimentos;
  6. Leis de Eletrônica com experimentos;
  7. Leis da Óptica Geométrica com experimentos;
  8. Princípios da Física Quântica Experimental;
  9. Astronomia Básica Experimental – Telescópio;
  10. Prática Supervisionada.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico – revisão bibliográfica ou trabalho de campo).