CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
NEUROPEDAGOGIA
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar para o exercício profissional da neuropedagogia por meio da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento das competências necessárias para a práxis assertiva nas instituições relacionadas com a aprendizagem e com o desenvolvimento humano.
A certificação da Pós-Graduação em neuropedagogia habilita o profissional para a atuação terapêutica interdisciplinar, impulsionando a aprendizagem e processos de desenvolvimento humanos.
PÚBLICO
Profissionais com curso superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre o campo epistêmico da neurociência para a educação.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
- Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo da neurociência para a educação por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
- Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local;
- Desenvolver atividades de ensino por meio da experiência metodológica e da produção didática que viabilizem a atuação de profissionais com imersão laboral em espaços de neuropedagogia.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES (1 ANO E MEIO)
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para o profissional de neuropedagogia tem crescido nos últimos anos devido à demanda crescente por intervenções que ajudem crianças e adultos com dificuldades de aprendizagem. Esses profissionais trabalham na avaliação e tratamento de problemas neurológicos que afetam o processo de aprendizagem, utilizando técnicas pedagógicas e de neurociência. O campo de atuação pode incluir escolas, clínicas, hospitais, consultórios particulares e até mesmo empresas, que buscam aprimorar a formação e o desempenho de seus colaboradores.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Antropologia física e aspectos biológicos do comportamento humano
- Aprendizagem, processos cognitivos e atividades mentais
- Educação e neurociências: perspectiva interdisciplinar sobre o processo de aprendizagem
- Plasticidade e modelagem cerebral
- Contribuições de terapias interdisciplinares para o comportamento: neuropedagogia e psicopedagogia
- Saúde mental na escola: criação de rede de cuidados
- Deficiências, distúrbios e transtornos do neurodesenvolvimento
- Metodologia do trabalho científico
- Metodologia do ensino superior
- Prática supervisionada
- Trabalho de conclusão de curso – (Artigo científico com seminário de pesquisa)