Projeto de Pesquisa FAMEN

PROJETO DE PESQUISA

CARTAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO CAMINHOS E TECENDO HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Coordenador do Projeto: Prof. Drdo. Luiz Antônio da Silva dos Santos

Período de duração: Início: 06 de maio de 2023 | Encerramento: 30 de junho de 2023

RESUMO

O projeto de pesquisa intitulado “CARTAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO CAMINHOS E TECENDO HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO” reforça o compromisso ético formativo-profissional de professores e estudantes da FAMEN na busca da produção de conhecimento, compreendendo as cartas pedagógicas como instrumento formativo e metodológico, numa concepção e inspiração freiriana. Nesse sentido, tem por objetivo operacionalizar ações de fomento à pesquisa científica na graduação mediante as potencialidades critico-reflexivas das cartas pedagógicas. Contribuindo dessa maneira, para a circulação do conhecimento cientifico. O percurso foca em pesquisar o processo de aprendizagem da docência no âmbito do estágio supervisionado no curso de Pedagogia no âmbito da FAMEN, apoiado em sólida base teórica, de modo a criar estratégias formativas capazes de propiciar o desenvolvimento de habilidades acadêmico-científicos. Como produto final, serão produzidas cartas pedagógicas interdisciplinares. As cartas serão elaboradas com base em um autor clássico da pedagogia e reunindo conhecimentos interdisciplinares do semestre e a empiria do estágio supervisionado. As cartas serão transformadas em livro e apresentada num evento na FAMEN.

Palavras-Chaves: Cartas pedagógicas. Formação do Professor. Estratégias formativas metodológicas. Estágio Supervisionado.

JUSTIFICATIVA

Considerando o conjunto de atribuições que são ou pretendem ser da profissão docente, o ensino tem ocupado posição de sobrecarga na difícil tarefa de criar as habilidades e as capacidades humanas que permitam às sociedades sobreviverem e terem êxito na era da informação, bem como a desenvolverem as capacidades de inovação. No tocante ao contexto universitário, ninguém duvida que a formação docente é um fator essencial na qualidade da educação. Os problemas surgem quando se avalia em que medida essa formação produz, com segurança, uma mudança nas práticas de ensino, ou seja, se houve (ou não) transposição didática dos conhecimentos específicos. O desafio em materializar um percurso formativo para professores/as baseado na tríade relação prática-teoria-prática (SAVIANI, 2007) tem seu peso histórico: somos provenientes de uma educação escolar centrada nos conhecimentos (saber), onde o principal é a acumulação de datas, nomes, dados, acontecimentos, conceitos, princípios, etc., os chamados conteúdos conceituais. Mudar essa realidade exige a existência de propostas formativas intencionais e propositivas, espaços e tempos para a reflexão e a leitura da prática, mas, sobretudo, apoios e incentivos aos professores formadores, proporcionais aos desafios que têm de enfrentar. As pesquisas sinalizam para a necessidade de desenvolver: estratégias superiores de pensamento (LEONTIEV, 1975); aprender pela pesquisa (SHOON, 2000; POZO, 2000); favorecer habilidades metacognitivas (FLAVEL, MILER e MILER, 1999), de modo a revelar uma atenção especial aos conteúdos procedimentais no conjunto do currículo escolar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  • Formação de Professores (CHARLOT, 2002; FREITAS, 2007; ARAÚJO e RODRIGUES, 2011; KUENZER, 1999; MACHADO, 2008; MOURA, 2014; NÓVOA, 1992); GATTI, 1997; TAVARES, 2018;2020)

  • Estágio de Docência (CUNHA, 2002; CURY, 2003; FRANCO, 2002; PIMENTA e LIMA, 2010; TAVARES, 2019).

  • Pesquisa científica: (DEMO, 2002; LAKATOS e MARCONI, 2001)

  • Cartas pedagógicas: CAMINI, 2012; FREIRE, 1994; PAULO e DICKMANN, 2020)

OBJETIVO GERAL

Objetivo operacionalizar ações de fomento à pesquisa científica na graduação da FAMEN mediante as potencialidades critico-reflexivas das cartas pedagógicas. Contribuindo dessa maneira, para a circulação do conhecimento cientifico e para reelaboração do legado de Paulo Freire.

METODOLOGIA DA EXECUÇÃO DO PROJETO

  • Estudos teóricometodológicos sobre o pensamento do professor no exercício da docência.

-Leitura individual;

-Exposição e discussão da temática;

-Reflexões da prática docente.

 

  • Analises das competências e habilidades formativas requeridas ao pedagogo

Leitura, discussão e sistematização do saber, do fazer e do ser relativos à docência do pedagogo e o seu estágio docente. 

 

  • Estudos sobre os conteúdos conceituais presentes nas disciplinas pesquisadas

Estudos interdisciplinares com vista a produção da carta pedagógica

  • Sistematização e publicação das cartas pedagógicas

RESULTADOS ESPERADOS E DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS

A) Contribuir com a formação inicial do professor de Pedagogia da FAMEN através de estratégias formativas capazes de desenvolver qualitativamente uma cultura teórico-metodológica inovadora para o exercício da docência;

B) Romper com a formação tradicional de ensinar e aprender e/ou com os procedimentos acadêmicos inspirados nos princípios positivistas das ciências modernas;

C) Adequar os conteúdos procedimentais ao processo de ensino e aprendizagem, enquanto condição fundamental para favorecer o desenvolvimento de conceitos científicos;

D) Desenvolver pesquisas interdisciplinares, envolvendo professores com diferentes formação e atuação acadêmica, como forma de reduzir a fragmentação do saber;

E) Publicar artigos em revistas especializadas; participar de comunicações e mesas redonda; desenvolver mini-cursos em eventos científicos;

F) Inserir professores e alunos em pesquisas, com o intuito de dinamizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no interior da FAMEN.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRAZ, A. M. G.. O Pensamento do Professor: pressupostos e dimensões de estudo. Contra-Pontos, Itajaí-SC. Vol. 7, n. 2- mai-ago, 2007.

CONTRERAS, José. A Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação. Portugal, Dom Quixote, 1997.

LEONTIEV, A. N. Actividad Conciencia Personalidad. Moscú: Politizdat, 1975.

POZO, J. Ignácio. Aprendizes e mestre: uma nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n.130, jan/abr., 2007.

SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALA, A. Enfoque globalizado e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZABALZA, Miguel. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.