CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar para o exercício profissional no campo da Língua Brasileira de Sinais, para desenvolver e implantar projetos de Educação Inclusiva destinados a pessoa com necessidade ou deficiência auditiva, seja em espaço escolar ou não escolar.
PÚBLICO
Profissionais com curso de superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre o campo epistêmico da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo da Língua Brasileira de Sinais por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para os profissionais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, em decorrência de políticas inclusivas e de valorização da diversidade linguística e cultural. Profissionais fluentes em Libras são cada vez mais solicitados em diversas áreas, tais como educação, saúde, jurídica, publicidade, entre outras. Ademais, a regulamentação da profissão de intérprete de Libras em 2010 trouxe mais segurança jurídica e reconhecimento para a categoria. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de formação qualificada e a necessidade de maior sensibilização e conscientização sobre a importância da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Língua brasileira de sinais (LIBRAS), características e gramática própria – 40h
- Oralidade, convenções universais e alfabeto dactilológico em LIBRAS – 40h
- Laboratório de prática em LIBRAS I – 40h
- Deficiência auditiva, educação inclusiva e tecnologia assistiva – 40h
- Sistema único de assistência social (SUAS) e o trabalho de intersetorialidade dos profissionais – 20h
- Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS/ONU – 20h
- Políticas e legislação brasileira de inclusão, diversidade e ética – 40h
- Laboratório de prática em LIBRAS II – 40h
- Metodologia do Trabalho Científico – 40h
- Metodologia do Ensino Superior – 40h
- Prática Supervisionada – 40h
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico – revisão bibliográfica ou trabalho de campo).