CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar para o exercício profissional no campo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) enquanto conhecimento essencial para a efetividade da práxis em inclusão e de valorização da diversidade escolar. A certificação da Pós-Graduação em AEE habilita o profissional para a prática assertiva da inclusão em ambientes de aprendizagens educacional especializada.
PÚBLICO
Profissionais com curso superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre o campo epistêmico do atendimento educacional especializado.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo do Atendimento Educacional Especializado por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para os profissionais em Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem crescido significativamente nos últimos anos em virtude de políticas públicas que visam garantir a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. O profissional em AEE é responsável por planejar, elaborar e executar estratégias pedagógicas e de atendimento individualizado para alunos com necessidades educacionais especiais, buscando promover o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Há demanda por esses profissionais em escolas públicas e privadas, clínicas e instituições especializadas. No entanto, é fundamental que esses profissionais estejam sempre atualizados e capacitados para lidar com as diferentes necessidades dos alunos, bem como para atuar em conformidade com as políticas de inclusão e acessibilidade.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Fundamentos históricos e políticos da educação inclusiva e especial
- Conceitos, princípios e concepções necessárias para o atendimento educacional especializado.
- Noções de psicopedagogia e de neuropedagogia
- Estudos sobre psicomotricidade, terapia ocupacional e aspectos da estimulação precoce.
- Concepção e classificação das deficiências: física, sensorial (auditiva e visual), intelectual, altas habilidades/superdotação.
- Práticas pedagógicas inclusivas com enfoque nos transtornos globais de desenvolvimento
- Tecnologia assistiva, recursos didáticos, acessibilidade e gestão em AEE
- Metodologia do Trabalho Científico
- Metodologia do Ensino Superior
- Prática Supervisionada
- Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Artigo Científico – revisão bibliográfica ou trabalho de campo).