CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
ASSESSORIA DE IMPRENSA E MARKETING
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar formação teórica e abordagens práticas para que o pós-graduado possa atuar estrategicamente junto à imprensa, visando à obtenção de espaços editoriais gratuitos e/ou privados para que possam contribuir com a formação e a sustentação da imagem institucional de pessoas físicas ou de empresas.
PÚBLICO
Pessoas que tenham interesse em se aprofundar na área de comunicação e marketing. A pós-graduação é destinada aos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Design, Web Design, Fotografia, Letras, Relações Públicas e áreas de comunicação em geral. As áreas que acolherão o Pós-graduado neste curso podem ser: agências de publicidade, de comunicação e design, departamentos de comunicação e marketing, além de empresas de criação e gestão de projetos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dominar os principais conceitos, técnicas e ferramentas relacionados à assessoria, gestão e marketing aplicados na comunicação.
- Orientar profissionais para desenvolver projetos e técnicas assertivas no campo da comunicação social, assessoria de imprensa e de marketing.
- Atualizar o pensamento reflexivo sobre assessoria de imprensa, marketing e comunicação social.
- Estimular a produção do processo criativo alinhado com a inteligência comunicativa.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para os profissionais especializados em Assessoria de Imprensa e Marketing é bastante amplo e dinâmico. Com a evolução da comunicação digital, as empresas e organizações têm investido cada vez mais em estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdo para redes sociais, e-mail marketing e otimização de sites para motores de busca. Além disso, a gestão de crises e a construção de uma imagem positiva da marca são áreas importantes para os profissionais de Assessoria de Imprensa. Há também oportunidades em agências de publicidade e assessorias de imprensa, tanto para empresas privadas quanto para instituições governamentais.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Língua Portuguesa Aplicada à Comunicação Social e Marketing
- Comunicação Integrada ao Marketing
- Técnicas Fotográficas Aplicadas à Comunicação e ao Marketing
- Gestão de Carreira e Sucesso Profissional
- Estratégias da Comunicação Midiática
- Assessoria em situação de Crise
- Assessoria de Imprensa
- Metodologia do trabalho científico
- Metodologia do ensino superior
- Prática supervisionada
- Trabalho de conclusão de curso (Artigo científico com seminário de pesquisa)