Metodologia do Ensino da Matemática

Taxa de Matrícula: R$ 100,00
Investimento: de 18x de R$ 240,00 por 18x de R$ 160,00

DO CURSO

Autorizado pela Portaria MEC Nº 665/2019.

Portaria FAMEN: n° 05/2019

Metodologia: Curso presencial

Duração: 18 meses – 1 ano e meio

Carga horária: 400 horas/aulas

Material do curso: Digital Online

OBJETIVO GERAL

Promover a especialização do professor atuante no ensino fundamental e ensino médio, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-lo teórica e praticamente como mediador da aprendizagem no campo do ensino da matemática.

PÚBLICO

Professores licenciados em diversas áreas de conhecimentos, destacadamente em matemática ou pedagogia, além de outros profissionais graduados interessados na docência nas áreas das exatas, ciências e ensino.

OBJETIVOS ACADÊMICOS

• Desenvolver conhecimentos científicos (conceituais, teóricos e práticos) alinhados com a perspectiva progressista do ensino de matemática;
  • Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo do ensino da matemática por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
  • Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da Faculdade FAMEN com a agenda social do Município em que o curso acontecerá;
  • Desenvolver atividades de ensino por meio da experiência metodológica e didática transdisciplinar que viabilizem a atuação de profissionais com imersão laboral no campo do ensino de matemática.

DOCUMENTAÇÃO

NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

• 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
  • Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
  • Currículum Vitae ou Lattes

MERCADO

DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o professor de matemática é amplo e diversificado, com oportunidades em escolas públicas e privadas, desde o ensino fundamental até o ensino médio, além de cursos preparatórios para vestibulares e concursos. O professor de matemática também pode atuar em instituições de ensino técnico e profissionalizante, empresas que utilizam a matemática em suas atividades, como bancos e seguradoras, e em pesquisas acadêmicas. A demanda por profissionais capacitados e comprometidos com a qualidade do ensino é constante, tornando essa área bastante promissora para aqueles que desejam contribuir para a formação de novas gerações de cidadãos críticos e conscientes da importância da matemática para a compreensão do mundo e do desenvolvimento de tecnologias. É importante destacar que o professor de matemática deve estar sempre atualizado e em constante aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, de forma a garantir um ensino alinhado às demandas da sociedade contemporânea.

MATRIZ

CURRICULAR DO CURSO

1. Introdução às teorias da aprendizagem e do ensino da Matemática.
  2. Processos, Sequências de Ensino e Metodologias Ativas no ensino da Matemática.
  3. História da matemática: aplicabilidades nos processos de ensino e de aprendizagem.
  4. Matemática Básica: estratégias para o ensino médio e fundamental.
  5. Jogos e modelagem no ensino da matemática
  6. Tecnologias e o Ensino da Matemática
  7. Didática e Avaliação na aprendizagem de Matemática.
  8. Metodologia do trabalho científico
  9. Metodologia do ensino superior
  10. Prática supervisionada
  • Trabalho de conclusão de curso (Artigo científico com seminário de pesquisa)

SEJA

NOSSO PARCEIRO

Quer formar uma turma desse curso em sua cidade? Entre em contato com o setor de Expansão da Faculdade FAMEN e solicite uma visita. São muitos os benefícios para você, para os alunos e para a sua localidade.

Setor de Expansão: (84) 98708-2247