CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar professores para o exercício profissional de práxis nos campos do letramento e do processo de alfabetização de crianças por meio da aquisição de conhecimentos e de competências facilitadoras do desenvolvimento da linguagem e da cultura na etapa inicial de escolarização. A certificação da Pós-Graduação em alfabetização e letramento habilita o profissional para a o trabalho docente assertivo nos ambientes de aprendizagens escolar e não-escolar relacionados com a apropriação da linguagem convencional e da cultura.
PÚBLICO
Profissionais com curso superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre os campos epistêmicos da alfabetização e do letramento.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
- Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo da alfabetização e letramento por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
- Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES (1 ANO E MEIO)
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado para educadores especializados em alfabetização e letramento é promissor e dinâmico, refletindo a crescente conscientização sobre a importância dessas habilidades no desenvolvimento educacional. Esses profissionais desempenham um papel crucial ao identificar e atender às necessidades individuais dos alunos, utilizando métodos inovadores e recursos tecnológicos para promover o aprendizado eficaz. Apesar dos desafios, como a falta de recursos e a diversidade de alunos, a valorização crescente desses profissionais abre portas para oportunidades em diversos contextos educacionais, incluindo escolas, ONGs e programas de educação inclusiva. Aqueles com formação sólida e habilidades pedagógicas avançadas têm grandes chances de encontrar carreiras gratificantes e impactantes nesse campo vital da educação.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- História, política e o direito escolar para a infância
- Conceitos e concepções de alfabetização e letramento
- Estratégias de alfabetização e de letramento para o ensino e a aprendizagem
- Aquisição da linguagem oral e escrita na escola de educação infantil
- Diversidade, inclusão e valores éticos na docência para a educação infantil
- Planejamento, metodologia e avaliação na educação infantil
- Noções de psicopedagogia, neuropedagogia e psicomotricidade para a infância
- Metodologia do Trabalho Científico
- Metodologia do Ensino superior
- Prática Supervisionada
- Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico – revisão bibliográfica ou trabalho de campo).