Curso de Atualização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E/OU CLÍNICA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E/OU CLÍNICA

Taxa de matrícula: 1 kg de alimento (não perecível)

Investimento: R$ 240,00 (em até 3x)

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E/OU CLÍNICA

Taxa de matrícula: 1 kg de alimento (não perecível)

Investimento: R$ 240,00 (em até 3x)

Autorização: Portaria MEC Nº 665/2019

Material do curso: Digital Online

Tipo de TCC: Artigo científico

Metodologia: Curso presencial

ÁREA DO CONHECIMENTO

Campo Interdisciplinar entre Psicologia e Ciência da Educação.

Atualizar profissionais egressos de cursos de Pós-graduação sobre os saberes da psicopedagogia institucional e clínica. Proposta de formação continuada para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias para a prática em ambientes de aprendizagens escolar, não-escolar ou clínico relacionados com os processos cognitivos e desenvolvimento humanos.

Profissionais com Pós-Graduação concluída, preferencialmente no curso de psicopedagogia institucional e clínica. Somente os egressos em Psicopedagogia receberão carteira funcional credenciada ao núcleo profissional em Psicopedagogia da Faculdade FAMEN. A carteira funcional legitima a identidade do profissional no campo da Psicopedagogia.

• Orientar profissionais para desenvolver projetos e técnicas assertivas para o campo da educação hospitalar.

• Preparar para o trabalho de forma humanizada no ambiente hospitalar e também no atendimento domiciliar.

• Estimular a produção do processo criativo alinhado com a educação restaurativa.

MATRIZ

CURRICULAR DO CURSO

1. O ambiente do labor Psicopedagógico: instalação, organização e legalização do consultório;

2. Orientações sobre signos e instrumentos necessários para a prática psicopedagógica;

3. Instrumentais técnicos para a mediação clínica: diagnóstico, terapia e grupo de estudo;

4. Tópicos especiais para a Psicopedagogia: neuropedagogia e processos cognitivos;

5. Atitude Clínica para com o paciente: o olhar, a escuta e a relação de ajuda;

6. Transtornos de aprendizagem e atualidades de diagnóstico e terapia clínica;

7. Psicopedagogia para a mediação em contextos de andragogia;

8. Conexões entre Psicopedagogia, Escola e Família;

9. Estudo de casos e simulação de intervenção;

10. Apresentação do Portfólio de aprendizagem.