CURSO DE CAPACITAÇÃO
TRILHAS PEDAGÓGICAS
CURSO REALIZADO EM PARCERIA COM AS PROFESSORAS: POLYANA GOMES DA SILVA E ADRIANA CHAGAS (PSICOPEDAGOGAS)
Material Didático Grátis (on-line/digital)
Professores qualificados
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Autorizado pela Portaria MEC Nº 665/2019.
Portaria FAMEN: n° 05/2019
Metodologia: Será utilizada através da plataforma on-line com aulas teóricas expositivas por meio da Plataforma Zoom
Carga horária: 30 horas/aulas
Material do curso: Digital On-line
Avaliação: A avaliação será processual à medida que os alunos vão realizando as atividades propostas, de acordo com o conteúdo programático. Além de atividades práticas para intervenção de dificuldades de aprendizagens.
INFORMAÇÕES DO CURSO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Educação e Psicopedagogia
OBJETIVO GERAL
Ensino virtual remoto de conteúdos Psicopedagógicos. Sequência de mentorias Psicopedagógicas para profissionais da Psicopedagogia e áreas afins (professores, psicólogos, Psicanalistas, fonoaudiólogos etc).
EMENTA
Profissionais e estudantes de pedagogia, licenciaturas, da estética, psicologia, pedagogia empresarial, profissionais liberais e áreas afins.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir sobre o atendimento psicopedagógico;
- Mostrar como devemos iniciar um atendimento clínico;
- Discutir que conhecimentos são necessários à prática Psicopedagógica;
- Apresentar o que é essencial para um atendimento psicopedagógico da avaliação diagnóstica à intervenção;
- Conhecer os recursos tecnológicos como ferramentas necessárias para auxiliar no atendimento psicopedagógico;
- Conhecer propostas de atividades para intervenção psicopedagógica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. 2ª ed. ver. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. – Pesquisa em Psicopedagogia: CADERNOS DE PSICOPEDAGOGIA, da editora Memnon. (4 números publicados). COLEÇÃO TEMAS DE PSICOPEDAGOGIA, da Editora Memnon. (7 volumes). CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.
SANTOS, Josiane Gonçalves. A Avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem. Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título Gonçalves Santos. – Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PAIN, Sara e Gladys Jarreau. Teoria e técnica da arte-terapia. A compreensão do sujeito. Porto Alegre RS Brasil: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1996. 264p. ISBN 85-7307-157-5. 28 PIMENTA, Nelson e Ronice Muller de Quadros, Curso de LIBRAS 1. Rio de Janeiro RJ: LSB Vídeo, 2006, 104p. ISBN 978-85-60221-00-X.
VISCA, Jorge. Introdução aos jogos lógicos no tratamento psicopedagógico: história, regras e significado psicopedagógico. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2012. WILLINGHAM, Daniel T. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Trilha 1. Anamnese;
Trilha 2. EOCA ( Entrevista centrada na aprendizagem do aluno);
Trilha 3. Provas Piagetianas ( por que aplicar);
Trilha 4. Provas pieagetianas ( como aplicar);
Trilha 5. Técnicas projetivas ( entendendo o desenho da criança);
Trilha 6. Devolutiva e relatório;
Trilha 7. Uso de recursos tecnológicos na aprendizagem;
Trilha 8. Intervenção Psicopedagógica;
Trilha 9. Bônus de materiais.
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Setor de Expansão: (84) 98708-2247 | expansao@famen.edu.br