Curso de Capacitação em Trilhas Pedagogicas

CURSO DE CAPACITAÇÃO

TRILHAS PEDAGÓGICAS

CURSO REALIZADO EM PARCERIA COM AS PROFESSORAS: POLYANA GOMES DA SILVA E ADRIANA CHAGAS (PSICOPEDAGOGAS)

Material Didático Grátis (on-line/digital)

Professores qualificados

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Autorizado pela Portaria MEC Nº 665/2019.

Portaria FAMEN: n° 05/2019

Metodologia: Será utilizada através da plataforma on-line com aulas teóricas expositivas por meio da Plataforma Zoom

Carga horária: 30 horas/aulas

Material do curso: Digital On-line

Avaliação: A avaliação será processual à medida que os alunos vão realizando as atividades propostas, de acordo com o conteúdo programático. Além de atividades práticas para intervenção de dificuldades de aprendizagens.

INFORMAÇÕES DO CURSO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Educação e Psicopedagogia

OBJETIVO GERAL

Ensino virtual remoto de conteúdos Psicopedagógicos. Sequência de mentorias Psicopedagógicas para profissionais da Psicopedagogia e áreas afins (professores, psicólogos, Psicanalistas, fonoaudiólogos etc).

EMENTA

Profissionais e estudantes de pedagogia, licenciaturas, da estética, psicologia, pedagogia empresarial, profissionais liberais e áreas afins.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Discutir sobre o atendimento psicopedagógico;
  • Mostrar como devemos iniciar um atendimento clínico;
  • Discutir que conhecimentos são necessários à prática Psicopedagógica;
  • Apresentar o que é essencial para um atendimento psicopedagógico da avaliação diagnóstica à intervenção;
  • Conhecer os recursos tecnológicos como ferramentas necessárias para auxiliar no atendimento psicopedagógico;
  • Conhecer propostas de atividades para intervenção psicopedagógica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. 2ª ed. ver. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. – Pesquisa em Psicopedagogia: CADERNOS DE PSICOPEDAGOGIA, da editora Memnon. (4 números publicados). COLEÇÃO TEMAS DE PSICOPEDAGOGIA, da Editora Memnon. (7 volumes). CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA.

SANTOS, Josiane Gonçalves. A  Avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem. Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título Gonçalves Santos. – Curitiba: Editora Fael, 2010 100 p. Nota: conforme Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem. I. Título.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PAIN, Sara e Gladys Jarreau. Teoria e técnica da arte-terapia. A compreensão do sujeito. Porto Alegre RS Brasil: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1996. 264p. ISBN 85-7307-157-5. 28 PIMENTA, Nelson e Ronice Muller de Quadros, Curso de LIBRAS 1. Rio de Janeiro RJ: LSB Vídeo, 2006, 104p. ISBN 978-85-60221-00-X.

VISCA, Jorge. Introdução aos jogos lógicos no tratamento psicopedagógico: história, regras e significado psicopedagógico. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2012. WILLINGHAM, Daniel T. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

• 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trilha 1. Anamnese;

Trilha 2. EOCA ( Entrevista centrada na aprendizagem do aluno);

Trilha 3. Provas Piagetianas ( por que aplicar);

Trilha 4. Provas pieagetianas ( como aplicar);

Trilha 5. Técnicas projetivas ( entendendo o desenho da criança);

Trilha 6. Devolutiva e relatório;

Trilha 7. Uso de recursos tecnológicos na aprendizagem;

Trilha 8. Intervenção Psicopedagógica;

Trilha 9. Bônus de materiais.

SEJA NOSSO PARCEIRO

Quer formar uma turma desse curso em sua cidade? Entre em contato com o setor de Expansão da Faculdade FAMEN e solicite uma visita. São muitos os benefícios para você, para os alunos e para a sua localidade.

Setor de Expansão: (84) 98708-2247 | expansao@famen.edu.br