CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO GERAL
Assim, o objetivo geral do Curso de Especialização ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA é habilitar profissionais qualificados para as práxis dos processos e fenômenos educacionais, nomeadamente no campo das questões relacionadas com a aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os conhecimentos básicos sobre a teoria e ações práticas da aprendizagem.
Analisar os conhecimentos específicos sobre os procedimentos e metodologias do TEA – Transtorno do espectro autismo.
Conhecer os saberes introdutórios para a compreensão e formação da ação do pedagógica em instituições e outros espaços de atuação.
Relacionar os conhecimentos teóricos e práticos do TEA para atuar nos âmbitos institucional e terapêutico – possibilitando ao profissional/pós-graduando desenvolver a capacidade de realizar pesquisas nas áreas, adotar uma escuta sensível que possibilite ao mesmo utilizá-la com a pessoa e no espaço institucional, atuando com uma postura crítico-reflexiva sobre o papel da inclusão do autista nos diversos contextos sociais.
Formar um especialista ético e reflexivo, com fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem-estar da sociedade como um todo.
PÚBLICO
São profissionais que atuam preventivamente nas escolas, nos cursos de formação, auxiliando o professor nas condições de aprendizagem dos estudantes. De forma clínica atende crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem, e de forma preventiva, colabora de forma integrada no planejamento escolar, realizando atividades e intervenções pedagógicas.
Na construção do perfil profissional especialista em ABA – análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista, na ótica da interdisciplinaridade, participa como elemento atuante nas definições das funções profissionais frente ao ato pedagógico de aprender, além de mediar situações de insucesso escolar, mobilizando condições pedagógicas para intervenção.
Assim, o Curso de Especialização em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA se destina a pesquisadores do campo da educação, das ciências humanas e sociais interessados nas etapas do desenvolvimento humano e nos processos da psicodinâmica da aprendizagem. Ou seja, o Curso busca beneficiar Graduados de Licenciaturas e bacharéis de diversos campos profissionais tais como: pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e profissionais de áreas afins.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES (1 ANO E MEIO)
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem se consolidado como uma abordagem essencial no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), impulsionando a demanda por profissionais especializados. O aumento nos diagnósticos de autismo, aliado à maior conscientização sobre a importância de intervenções baseadas em evidências, ampliou significativamente o mercado de trabalho nessa área.
Profissionais capacitados em ABA — como analistas do comportamento, psicólogos e terapeutas comportamentais — encontram oportunidades em clínicas multidisciplinares, escolas inclusivas, consultorias particulares e instituições públicas. Além disso, há uma crescente busca por certificações internacionais, como o BCBA (Board Certified Behavior Analyst), que valorizam o currículo e ampliam as possibilidades de atuação, inclusive no exterior.
Com o reconhecimento da eficácia da ABA no desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas em crianças com TEA, a tendência é de expansão contínua desse campo, exigindo formação ética, atualização constante e sensibilidade no atendimento às famílias.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
1. TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA: Principais características comportamentais e de comunicação
2. POLÍTICAS PÚBLICAS – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE – Lei Nº 12.764/2012 – Como a educação inclusiva pode beneficiar alunos autistas.
3. TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO e COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – Estratégias gerais de comunicação com alunos autistas.
4. ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA – ABA: para desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de vida diária
5. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA – comportamentos repetitivos e estereotipados
6. TRANSTORNO NEURODESENVOLVIMENTO – deficiência intelectual (transtorno déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).“Transtorno depressivo”, “Transtorno bipolar” e “Transtornos psicóticos”,
7. LÚDICOS – Jogos e atividades interativas, que podem ser utilizados para estimular a comunicação e interação social
8. Metodologia do trabalho científico
9. Metodologia do ensino superior
10. Prática supervisionada
* Trabalho de conclusão de curso (Artigo científico com seminário de pesquisa)