Curso On-line de Filosofia da Educação I

Diretoria de Extensão Profa. Ms. Judivanda Cunha
Coordenador dos Cursos On-line FAMEN Bibliotecário Miqueias Alex de Souza Pereira

FILOSO2

Diretoria de Extensão Profa. Ms. Judivanda Cunha
Coordenador dos cursos On-line FAMEN Bibliotecário Miqueias Alex de Souza Pereira

INFORMAÇÕES DO CURSO

A filosofia da educação deve ser pensada e problematizada a partir da reflexão sobre a consciência filosófica que distingue a educação do adestramento. O presente curso pretende, a partir do exercício de revisão bibliográfica, proporcionar aos alunos condições para desenvolver a capacidade de pensar a partir da introdução dos alunos no processo de desenvolvimento da consciência crítica.

Estudantes e profissionais de Pedagogia, licenciaturas educadores sociais e áreas afins.

• Ampliar o conhecimento teórico sobre filosofia da educação.

• Refletir sobre a escola e os métodos educacionais.

• Interpretar criticamente o papel da educação na sociedade.

• Estimular a formação continuada de estudantes e profissionais da educação.

• Instrumentalizar os alunos para a aproximação da filosofia à sua opção curricular.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

1. Abordagens para percepção do real e origens da filosofia.

2. Decomposição do processo do filosofar e sua relevância enquanto saber pedagógico.

3. Reflexão sobre a consciência filosófica que distingue a educação do adestramento.

MAIS INFORMAÇÕES

• Certificado: 20 horas