CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Habilitar para o exercício profissional da educação inclusiva e da educação especial por meio da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento das competências necessárias para inclusão social e o desenvolvimento humano assertivo nas organizações educativas. A certificação da Pós-Graduação em educação especial e inclusiva habilita o profissional para a mediação eficiente, dialógica e participativa em instituições escolares e não-escolares.
PÚBLICO
Profissionais com curso superior concluído, destacadamente: professores, pedagogos, egressos de cursos das ciências humanas e sociais, bem como, demais acadêmicos com o interesse em ampliar e produzir conhecimento sobre os campos epistêmicos da inclusão escolar e educação inclusiva.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
Realizar atividades de produção de conhecimento sobre o campo da educação inclusiva e educação especial por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas em nível lato sensu;
Estimular experiências de atividades de extensão por meio da aproximação das atividades acadêmicas da FAMEN com a agenda social da comunidade local.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
Os profissionais especializados em educação especial e inclusiva têm um papel crucial no mercado de trabalho atual, especialmente em instituições de ensino que buscam oferecer uma educação mais inclusiva e acessível a todos os alunos. Com a crescente demanda por educação inclusiva, esses profissionais são cada vez mais valorizados, não apenas em escolas, mas também em organizações e instituições que trabalham com pessoas com deficiência ou necessidades especiais. As possibilidades de atuação incluem desde o trabalho direto com alunos até a coordenação de projetos e programas de inclusão. Além disso, a formação e especialização continuada são fundamentais para manter-se atualizado e competitivo no mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Introdução à educação especial e a educação inclusiva: currículo, avaliação e didática;
- Políticas, legislação inclusiva, ética e diversidade na escola;
- Teorias da Aprendizagem , aspectos lúdicos e oficinas pedagógicas inclusivas;
- Tecnologia assistiva, acessibilidade e atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência;
- Saberes Psicopedagógicos e Educação Inclusiva: deficiências, síndromes e transtornos;
- Estudos de caso de educação inclusiva e problemas de aprendizagem;
- Noções de desenvolvimento Neuropsicológico, Psicomotor e Fonoaudiológico;
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- Metodologia do Ensino Superior;
- Prática Supervisionada
- Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico com Seminário de Pesquisa).