CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS
INFORMAÇÕES DO CURSO
OBJETIVO PROFISSIONAL
Aprendizagens teórica e prática para a ação docente diante do processo de inclusão escolar. Promover o desenvolvimento de profissionais para implementar projetos de Educação Inclusiva no espaço e na comunidade escolar.
PÚBLICO
O público beneficiado será professores, gestores ou profissionais de áreas afins. Todos diplomados, com ensino superior concluído, e com o desejo de investigar sobre Educação Inclusiva.
OBJETIVOS ACADÊMICOS
Formação teórica e metodológica para a educação inclusiva
Produção de pesquisas, práxis e intervenção comunitária para pessoas com necessidades de inclusão.
- AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC N° 665/2019
- METODOLOGIA: CURSO PRESENCIAL
- DURAÇÃO: 18 MESES
- CARGA-HORÁRIA: 400 HORAS/AULAS
- PORTARIA FAMEN: Nº 05/2019
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
- 02 (duas) fotos 3×4 (recentes e iguais)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original)
- Cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de Graduação em Curso Superior reconhecido pelo MEC
- Currículum Vitae ou Lattes
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para os profissionais especializados em Educação Inclusiva e Libras tem se expandido nos últimos anos, devido à crescente demanda por inclusão de pessoas com deficiência e surdez na sociedade e no ambiente escolar. Esses profissionais têm a missão de garantir o acesso e a participação plena dos alunos com deficiência e surdez no processo de ensino e aprendizagem, por meio de estratégias e recursos pedagógicos específicos, promovendo a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Há oportunidades de trabalho em escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas e órgãos públicos. A formação continuada e o aprimoramento constante são fundamentais para o exercício dessa profissão, que exige sensibilidade, empatia e comprometimento com a inclusão e a diversidade.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO
- Introdução à educação especial e a língua brasileira de sinais (LIBRAS)
- Políticas, legislação inclusiva, ética e diversidade na escola
- Teorias da Aprendizagem e Libras (convenções, universais lingüísticos e
alfabeto dactilológico) - Libras: línguas orais, características e gramática própria
- Saberes Psicopedagógicos e Educação Inclusiva: deficiências e síndromes
- Necessidades educacionais especiais na escola: libras, tecnologia assistiva e acessibilidade
- Noções de desenvolvimento Neuropsicológico, Psicomotor e Fonoaudiológico
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Metodologia do Ensino Superior
- Prática Supervisionado
- Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico com Seminário de Pesquisa)