Faculdade Metropolitana Norte Riograndense

Seja um Metropolitano você também!!!

PROGRAMAS DE ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA DO DISCENTE DA FAMEN

A política de atendimento aos discentes da FAMEN contempla programas de acolhimento, permanência, acessibilidade, monitoria, nivelamento, intermediação, acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados e apoio psicopedagógico, constituindo uma rica rede de apoio que concorre para ações exitosas e inovadoras junto aos aprendentes.

A política de atendimento aos discentes, conforme aponta o PDI, é uma seção de fundamental importância, que se confunde com a própria missão da FAMEN que é formar cidadãos éticos capazes de intervir positivamente na sociedade.

Conforme o artigo 26, parágrafo 1º, da Declaração Universal de Direitos Humanos, o acesso à Educação Superior deve ser baseado no mérito, capacidade, esforços, perseverança e determinação mostradas pelos que a buscam. A Educação Superior deve ser oferecida em qualquer idade e para quaisquer pessoas, com base nas competências adquiridas anteriormente. A igualdade de acesso, pois, não admite qualquer discriminação em termos de raça, sexo, idioma, religião, ou de condições sociais e de deficiências físicas.

A faculdade FAMEN tem a consciência de que além do acesso é preciso pensar na permanência dos alunos no Ensino Superior. Para tanto entra em pauta o desenvolvimento de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de permanência.

 

Tanto a atenção dispensada ao binômio acesso/permanência, como as definições da Política Institucional para o Ensino, no que se refere à formação dos acadêmicos, implica a superação dos obstáculos enfrentados pelos mesmos. Isso deu origem ao Programa Institucional de Apoio aos Discentes de forma a contribuir tanto em termos de acesso, como de permanência dos alunos na IES.

O Programa Institucional de Apoio ao Discente é constituído e organizado a partir do Centro de Apoio ao Estudante (CAE). Essa coordenação é a responsável pela gestão de núcleos que se responsabilizam pela viabilização de ações voltadas às políticas institucionais de apoio ao estudante da FAMEN.

  • Ações exitosas e inovadoras junto ao corpo discente

Os principais Programas de Acolhimento e Permanência do Discente da FAMEN são:

1. programas de acessibilidade

O Programa de Acessibilidade e Inclusão da FAMEN propõe e gerencia a eliminação de barreiras arquitetônicas, instrumentais, pedagógicas e atitudinais, tanto na sala de aula, quanto nas demais dependências da Faculdade, buscando sempre recursos e estratégias que promovem acesso e permanência dos acadêmicos e colaboradores com deficiência em todo contexto educacional e laboral.

2. Monitoria

Objetiva proporcionar ao estudante mais um espaço de aprendizagem que traduza a atividade de preparação do aluno para o desenvolvimento de habilidades relacionadas às atividades de ensino, bem como, oportunizar mais uma prática de oportunidade para os alunos a partir da disponibilização de bolsa de estudo.

3. Nivelamento Acadêmico

Em atendimento às Políticas de Atendimento ao Discente exigidas pelo Ministério de Educação (MEC) através do artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006, o núcleo será responsável por ofertar na IES o nivelamento acadêmico.

4. Acompanhamento de estágios não obrigatórios

Desde o momento em que protocolou o seu credenciamento, a FAMEN tem feito um profícuo trabalho de convênios com as mais variadas empresas de Natal- RN. Dessa forma são amplas as oportunidades disponibilizadas para estágios em empresas e prestadoras de serviço. A partir disso, o Núcleo de Estágio se responsabiliza pela divulgação das vagas a partir do site da IES ou dos murais espalhados pela Faculdade.

Links de consulta de vagas de estágio:

Documentos para Download

5. Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Pedagógico da FAMEN se constitui como um espaço por excelência de contato e debate, com um Psicopedagogo, em segurança e num contexto de confidencialidade. O serviço é mantido gratuitamente pela Faculdade e, a partir do acolhimento e queixa inicial do aluno ou do professor, o psicopedagogo orienta de acordo com a necessidade do usuário e/ou encaminha questões à Coordenação de Curso ou a Direção Acadêmica. O atendimento poderá ser individualizado ou em grupo. A demanda poderá ser espontânea ou encaminhada pelos dirigentes e ou docentes da faculdade.

Precisa de ajuda?
Faculdade Metropolitana Norte Riograndense