PROJETO DE EXTENSÃO DE FLUXO CONTÍNUO
Discriminação do Projeto -Projeto de Extensão Contínuo: PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ARTISTICO E CULTURAL POTIGUAR
A coordenação de extensão da FAMEN coordena o “Projeto de Valorização do desenvolvimento artístico e cultural potiguar” que tem se desdobrado em oficinas e socializações artísticas na ocasião dos Eventos Acadêmicos da Faculdade FAMEN, como por exemplo a edição do VII ENAFEN https://www.famen.edu.br/vii-enafen. O referido projeto de valorização de arte e cultura potiguar funciona por meio da promoção de oficinas com certificação (https://www.youtube.com/watch?v=c6ys3czYhqA). A seguir as ementas das oficinas.
Oficina “Jogos e brincadeiras populares como ferramenta de aprendizagem na escola”
A oficina tem como objetivo problematizar os jogos e brincadeiras populares, voltados para construção do conhecimento escolar. A ideia é desenvolver técnicas lúdicas que facilitem a aprendizagem da criança e que tornem a aula mais prazerosa, fazendo com que as crianças interajam e internalizem os conteúdos mediados. Para isso, faz uso da metodologia bibliográfica, teatro, jogos e brincadeiras. A conclusão é que os jogos e brincadeiras populares na escola são ferramentas disponíveis que podem contribuir significativamente com a prática pedagógica criativa do professor, com a promoção da identidade cultural e com a ampliação do bem-estar e do desenvolvimento das crianças.
Oficina “Tocando, cantando, contando e encantando: a música como instrumento facilitador das aprendizagens”
A oficina tem como objetivos: Apresentar a música e seus elementos constitutivos como instrumentos facilitadores às aprendizagens; Apreciar os aspectos musicais (altura, intensidade, duração) na perspectiva de desenvolvimento dos aspectos perceptivos auditivos, visuais, da socialização, da verbalização, concentração e memorização dinâmica; Reconhecer a música como linguagem, aliada às diversas áreas do conhecimento, assim também como seu caráter lúdico e de encantamento nos espaços escolares; Trabalhar ritmos e sons, tendo como parâmetro o próprio corpo; e, viabilizar atividades que envolvam o uso dos instrumentos da bandinha rítmica, contação de histórias, paródias e psicomotricidade. Metodologicamente mobiliza: Atividades utilizando os instrumentos da bandinha, experimentando sons, altura, timbre, intensidade; História contada/cantada (por exemplo, a história da coca – Bia Bedran); compreensão das notas musicais e figuras musicais; produção de Paródia; Reflexão sobre a relevância da utilização da música nos espaços escolares; e, atividade psicomotora.
Oficina “Ciranda Pedagógica: Cultura Nordestina, Literatura de Cordel e Letramento para Educadores”
A oficina tem como objetivos problematizar: a história da formação do Nordeste e sua cultura; as expressões culturais nordestinas; a história do cordel e sua ligação com a histórias e cultura nordestina; os clássicos infantis adaptados para a literatura de cordel; e a literatura de cordel como ferramenta para o letramento no ensino infantil. Metodologicamente, a oficina promove revisão bibliográfica, teatro, música, jogos e brincadeiras.